Cursos disponíveis

Descrição do curso/atividade:

O curso fornecerá orientações sobre importância de indicadores epidemiológicos para a gestão em saúde, detalhando a fonte de dados, o cálculo dos principais indicadores epidemiológicos, a sua análise, interpretação e apresentação. Além disso, o curso visa a fornecer subsídios sobre consulta e obtenção de dados para o cálculo de indicadores por meio de acesso ao site do Ministério da Saúde, bem como instrumentalizar os participantes no manejo de tabuladores e planilhas eletrônicos. O curso também abordará os principais sistemas de informação em saúde que dispõe de dados fundamentais para o cálculo de indicadores epidemiológicos.

Objetivo geral

Capacitar profissionais e gestores no uso de indicadores epidemiológicos, visando ao planejamento em saúde para a melhoria da situação de saúde da população em geral.

Carga Horária: 40h/a

Descrição do curso/atividade:

O curso visa capacitar profissionais de saúde e residentes do Programa de residência de Saúde da Família e Comunidade da Atenção Básica (AB) na avaliação de contatos de casos de hanseníase baseado em aprendizado associado a novas tecnologias com aplicação e demonstração de Imagens.
Ao final do curso, os profissionais serão capazes de avaliar contatos, suspeitar e/ou identificar casos de Hanseníase, bem como contribuir para reduzir e quebrar a cadeia de transmissão da doença, e que neste contexto envolvem o planejamento e aplicação desse aprendizado ao meio acadêmico e profissional da área da saúde pública.

Objetivo geral

Aprimorar os conhecimentos e a qualidade de intervenção dos profissionais da Atenção Básica (AB) para examinar adequadamente os contatos de hanseníase, de forma prática e dinâmica contribuindo para o diagnostico e tratamento precoces dos casos confirmados, modificando o contexto epidemiológico e operacional em nosso Estado.


Objetivos Específicos:

1. Realizar exame dermato-neurológico adequadamente em todos os contatos de hanseníase das áreas adstritas à UBS;
2. Encaminhar os casos duvidosos para nível secundário/terciário de saúde para realizar diagnostico.
3. Tratar e acompanhar os casos diagnosticados.
4. Identificar e classificar o grau de incapacidades físicas e/ou encaminhar para avaliação adequada por profissional capacitado.
5. Realizar e orientar o paciente para Práticas de auto cuidado.
6. Explicar aos profissionais de saúde e residentes as técnicas simples de prevenção de incapacidades.


Carga Horária: 40h/a

Descrição do curso:

O curso visa capacitar profissionais de saúde da atenção básica e residentes na avaliação de contatos de casos de tuberculose (TB) baseado em aprendizado associado a novas tecnologias com aplicação e demonstração de Imagens. Ao seu término, os profissionais serão capazes de avaliar contatos de casos de TB, prevenir e identificar casos de TB latente bem como reduzir e quebrar a cadeia de transmissão da doença e que neste contexto envolvem o planejamento e aplicação desse aprendizado ao meio acadêmico e profissional da área da saúde pública.

Objetivo geral

Habilitar os profissionais na atuação sobre contatos da tuberculose para reduzir a transmissão e carga melhorando a realidade com a redução da dor e o sofrimento e continuação das ações no âmbito da temática pelo aprimoramento da técnica de avaliar os contatos na atenção básica.

Objetivos Específicos:

1. Descrever os aspectos epidemiológicos da tuberculose;
2. Avaliar os contatos de casos de tuberculose;
3. Identificar casos de ILTB e tuberculose Ativa;
4. Realizar o diagnóstico Clínico e Laboratorial da ILTB.

Carga Horária: 40h/a

Objetivo Geral

Capacitar os agentes de endemia e da saúde para o reconhecimento dos insetos-vetores, visando uma melhor ação de vigilância com o intuito de reduzir os índices de incidência e prevalência dos agravos emergentes e negligenciados.

Objetivos Específicos:

- Identificar os insetos vetores de agravos tropicais emergente e negligenciados;

- Reconhecer os fatores relacionados à ocorrência desses vetores nos ambientes;

- Avaliar estratégias de ação para controle dos vetores;

- Possibilitar a ampla divulgação dos conhecimentos adquiridos.

Público-alvo: 

Prioritariamente Agentes de Endemia e da Saúde. Caso haja disponibilidade de vagas, profissionais e estudantes da área da saúde.

Carga Horária: 30 h

O curso visa capacitar os alunos na utilização da ferramenta Supervisely para a criação de modelos baseado em Aprendizado Profundo (Deep Learning) aplicado ao problema de classificação e Segmentação de Imagens. Ao seu término, o aluno será capaz de conduzir iniciativas que envolvem o planejamento, construção e validação de modelos de aprendizado profundo aplicado aos mais diversos domínios, como reconhecimento de imagens médicas, dentre outros.

Objetivo geral

O objetivo deste curso é capacitar o aluno no uso da ferramenta Supervisely para a criação e validação de modelos baseado em Aprendizado Profundo para problemas de Classificação e Segmentação de imagens.

Carga Horária: 20 h

Objetivo geral
Qualificar médicos e enfermeiros da atenção primária à saúde no cuidado à gestante, visando melhores condições de saúde e assistência para a redução da mortalidade materna.

Objetivos Esperados
O pessoal da saúde inscrito pode esperar um material atual técnico e baseado nas melhores evidencias cientificas. Os inscritos poderão conhecer melhor o Protocolo preconizado pelo MS com uma aprendizagem que viabilizará sua implementação no cotidiano de seu trabalho.
De que forma os conhecimentos disseminados pelo curso podem se refletir na gestão da saúde e até mesmo no atendimento aos usuários do SUS? Os Protocolos publicados precisam oferecer uma linguagem compreensível para que sejam implementados e com isso ofereçam
um atendimento qualificado principalmente em locais de difícil acesso às informações .



Objetivo Educacional:

Subsidiar os profissionais da saúde para o melhor entendimento do Protocolo de Manejo Clínico do Corona Vírus (COVID -19) de modo a qualificar suas ações tornando-as eficientes e eficazes frente a pandemia.

Público-alvo:

Prioritariamente médicos e enfermeiros inseridos na Rede de Atenção  à Saúde e estudantes de área da saúde. Aberto também a demais interessados no tema.

Carga horária: 20 horas